Adaptação da Criança

Adaptação sequencial e gradativa à Escola, onde os responsáveis ficam ao dispor da criança caso esta necessite de sua presença, até que julgue o ambiente familiar, acolhedor e seguro.

Alimentação e Saúde

O Cardápio Acalento é elaborado semanalmente por nutricionista, respeitando todas as fases do crescimento e também as intolerâncias e alergias alimentares. Através da variedade de alimentos e diversidade das nossas refeições buscamos sempre despertar o interesse pela alimentação saudável.

Nossa Escola

A Acalento é uma escola projetada para acolher, proporcionar e inspirar vivencias infantis potentes, seguras e repletas de significâncias.

Estrutura

Nosso ambiente escolar está organizado em formato de Territórios de Experimentações. Espaços itinerantes, que possibilitam as relações, descobertas, explorações, combinações e transformações, construídas individual e coletivamente.

Princípios Pedagógicos

- Socialização;
- Criatividade;
- Espontaneidade;
- Solidariedade;
- Responsabilidade;
- Criticidade;

Princípios Religiosos

Escola de Educação Infantil Cristã baseada nos princípios bíblicos.

"Nosso ambiente escolar está organizado em formato de Territórios de Experimentações. Espaços itinerantes, que possibilitam as relações, descobertas, explorações, combinações e transformações, construídas individual e coletivamente".

- Fabiane Simioni
- Diretora Administrativa e Pedagoga

"A Acalento é uma escola projetada para acolher, proporcionar e inspirar vivências infantis potentes, seguras e repletas de significâncias".

- Francine Roveda
- Diretora Pedagógica e Psicopedagoga Institucional

A Escola Acalento é um espaço pensado para a infância, de diversão, descobertas, desenvolvimento, de vivências com a natureza. Regado com muito amor, dedicação, respeito, cuidado e responsabilidade. Lugar onde a infância é vivida com plenitude.

- Ana Paula de Lima

A Escola Acalento é essencial em minha família. É uma base educacional importantíssima para o Vitor. E pra todos da família também, pois nos acrescenta valores ligados às vivências cotidianas no coletivo, na natureza, no respeito e na amizade. Até a mana Luíza percebe o quanto a Acalento está fazendo pelo mano e sente vontade de estar ali também!

- Vitória Casagrande Viel

Escolhi a Acalento para meus filhos pois é uma escola diferenciada, que valoriza a infância, o brincar, o contato com a natureza, a alimentação saudável, etc... E o mais importante é que toda a equipe Acalento transmite muito amor para as nossas crianças, tratando cada uma na sua individualidade. Tudo isso torna a Acalento uma escola única!

- Sheila Post Sturmer

Acalento é muito mais que escola, é um lugar de amor e carinho e seu nome não poderia ser melhor. Professoras com muito amor e carinho cuidam de nossas crianças da melhor forma possível. Brincadeiras heurísticas, o "colocar o pé no chão", sentir a natureza... Tudo isso a Acalento proporcionou nos anos que convivemos. Muito abraço, muito afago, muitos beijinhos, muitas festas, músicas, bagunças, amizades! Obrigada Acalento!

- Família Taborda

Acalento preza a vivência da infância da criança, explora de maneira saudável a natureza e as brincadeiras infantis antigas! Se aprende brincando! Há uma integração saudável das idades de maneira harmônica e gradativa preparando para as fases da vida infantil! Na Acalento criança é tratada/respeitada como criança!

- Rafaela da Silva Cardoso de Aguiar

O site está lindo!! Descreve perfeitamente o que a Acalento nos oferece!! Parabéns!!! 👏🏻👏🏻😍😍😍 Amamos fazer parte da Família Acalento!! ❤🥰

- Família da Isabela Colissi

Desenvolvimento do seu filho

O acompanhamento do desenvolvimento infantil é realizado diária, mensal, semestral e anualmente, através da pedagogia do afeto, da participação, da observação, da escuta e do diálogo. Escritas potentes e ativas são inspiradas e construídas sobre o cotidiano de cada criança na Acalento, contando com a orientação da Coordenação e Equipe de Articulação Pedagógica, após nossas assembleias. Fazem parte das nossas jornadas:

- Agenda escolar;
- Relatos de experiências;
- Narrativas das vivencias da turma;
- Mini histórias;
- Portifólio;
- Pareceres Descritivos.

Troca de Saberes com os Pais

Abordando diversos assuntos nas áreas da pedagogia, psicopedagogia, psicologia, saúde e nutrição infantil, feitas por profissionais do ramo convidados para compartilhar saberes com a comunidade escolar. Nossos encontros:

- Reunião geral de pais;
- Reunião de turmas;
- Projeto Família Crianceira;
- Feira Pedagógica;
- Mostra Pedagógica;
- Encontro de Inverno da Família Acalento;
- Confraternização de Verão da Família Acalento;

Demais eventos específicos de cada grupo, informados via calendário letivo.

Alimentação e Saúde

Acompanhamento presencial e semanal da enfermeira e auxílio individualizado de saúde em situações específicas como nos casos de doenças infecto-contagiosas, encaminhamentos, comunicação sobre as campanhas e prazos de vacinação e vermífugos.
Estudo, atenção, treinamento e orientação sobre os cuidados que garantem a saúde e segurança nos espaços escolares.

Alimentação e Saúde

Confira tudo sobre nossos projetos.

Projeto Criançando
Projeto Atelier Pedagógico - Cotidiano Acalento
Projeto Família Crianceira
Projeto Mostra Pedagógico - Cotidiano Acalento
Projeto Ecoar

Confira tudo sobre nossos eventos.

Envie sua mensagem para Escola Acalento

COMO CHEGAR

Veja como é fácil chegar em nossa escola.